Um tribunal de magistrados de Newcastle, Reino Unido, ordenou que uma grande empresa do segmento pagasse uma multa por danos que causou em 2009, quando uma viga de 15 m caiu de uma ponte e esmagou o armazém e escritório de Energia e Serviços numa outra empresa, onde o equipamento foi instalado, errando por pouco vários trabalhadores que lá estavam.
O incidente levou a uma longa investigação por parte do Health and Safety Executive-HSE (Órgão Fiscalizador de Segurança e Saúde), que constatou que a fabricante do equipamento não se preparou adequadamente para o trabalho. A ponte movia uma viga de um lado do armazém para o outro quando um cabo se rompeu. Isso aconteceu porque o equipamento errado tinha sido usado, o HSE afirmou. A empresa se declarou culpada de violar a regulamentação daquele país.
Após a decisão, o Inspector Andrew Woodhall, do HSE, afirmou: “Este foi um incidente totalmente evitável com o real potencial de causar ferimentos graves ou até mesmo uma fatalidade. “É inaceitável que empresas ignorem a exigência legal de operação e movimentação de cargas que deve ser planejada de forma adequada e realizada de maneira segura. “Os funcionários não tiveram nenhum aviso antes da ruptura do cabo e tiveram sorte de não serem atingidos. ” Felizmente, ninguém ficou ferido desta vez, mas este preocupante incidente deve servir como um lembrete para todos que os padrões precisam ser mantidos para garantir a segurança dos trabalhadores em todos os momentos. ” A empresa vai pagar £ 8.000 (aproximadamente R$ 18.400,00) em multas e £ 7.539 (aproximadamente R$ 17.350,00) de reparação e custos de substituição.